domingo, 26 de maio de 2013

As eleições de 1965 para Prefeitura e Câmara de Vila Brasil

Por Wagner Cordeiro Chagas

Antonio Vigorelli e  João Piauí (concorreram a Prefeitura
em 1965)
Prezado leitor, Fátima do Sul comemorará no dia 9 de julho deste ano seus 50 anos de emancipação político-administrativa, uma história construída não só pelas principais figuras políticas, mas, principalmente, pelo seu povo que tanto lutou e luta para a formação deste município. É válido lembrar que são 50 anos de emancipação, ocorrida no dia 11 de dezembro de 1963, e 59 de fundação, que se deu no dia 9 de julho de 1954.

Conhecer a respeito do processo histórico de um povo requer diversos olhares. É possível escrever sobre vários aspectos da história, entre eles o político, o cultural, o econômico, o religioso. Como pesquisador, há alguns anos, na área de História Política, optei por desenvolver uma pequena pesquisa a respeito das eleições de 1965, 1967, 1969, 1972, 1976, 1982, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e de 2012 para prefeitura de Fátima do Sul e suas implicações para a população, por meio de entrevistas e levantamentos no acervo dos jornais O Progresso, O Zangão, Folha de Dourados, Diário da Serra e Diário do Povo (atual Diário MS).

Estudar sobre os processos eleitorais é uma das formas de se compreender como um povo lida com algo tão importante que é sua organização política. Para o historiador francês René Rémond (2003), os estudos sobre eleições revelam opiniões de uma coletividade em torno das formas de se administrar a sociedade.

O primeiro pleito para o Executivo municipal ocorreu no dia 4 de abril de 1965, data marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para todos os municípios criados naqueles anos. A demora em se realizar a eleição se deu em virtude do golpe militar de 31 de março de 1964, que derrubou o presidente João Goulart (PTB) e implantou uma ditadura que se prolongou por 21 anos, provocando alterações no calendário eleitoral de 1964. Dessa forma, na primeira eleição de Fátima do Sul concorreram dois candidatos a prefeito: Antônio Gabriel Moreira, popular Antônio “Vigorelli”, da União Democrática Nacional (UDN) e João Castro Ribeiro, mais conhecido como João “Piauí”, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Diferente de hoje, onde ao votar no candidato a prefeito, governador e presidente, automaticamente se vota nos seus vices, naquela época havia uma determinação da legislação eleitoral que obrigava a população a escolher de forma separada os candidatos a vice-prefeito, vice-governador e vice-presidente da República. Assim, concorreram a vice: Reinaldo dos Santos Moraes (UDN) e Salatiel de Barros Cavalcante (PTB). Ao final, numa eleição polêmica marcada por denúncias de fraudes, venceram Antônio Gabriel e Reinaldo Moraes, o primeiro prefeito e vice de Vila Brasil/Fátima do Sul. É importante ressaltar que o território fatimassulense abarcava o atual município de Vicentina.

A eleição revelou que a nível municipal, a disputa entre UDN e PTB era tão intensa quanto a nível nacional. Até o momento não foi possível, devido a fontes ainda não encontradas, levantar os resultados em números de votos dados aos candidatos, mas é possível afirmar que a candidatura de João “Piauí” obteve um bom percentual por ser do PTB, partido que nessa região tinha uma forte aceitação popular, devido a este local ter se originado da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND), criada em 1943 pelo governo Vargas, um dos fundadores do partido.

Os vereadores eleitos foram: Claudiomiro de Albuquerque, Salvador Hidalgo, Lázaro Berto, Antônio Jorge Leite, Clemente Nunes, Aldo José, José Eugênio, Nelson Eurico, Valdomiro Alves, Levy Dias e Delci Carvalho.                                 

REFERÊNCIAS
CAPILÉ, Claudia Coutinho. História de Fátima do Sul. Dourados: Graf. Caiuás, 1999.
RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Vol. 2. Rio de Janeiro: FGV, 2003.  
ELEIÇÕES nos novos municípios. O Progresso. Dourados, 6 mar. 1965, p. 02.
HOUVE fraudes nas eleições de Vila Brasil. O Progresso. Dourados, 12 maio 1965, p. 01.
Site da Câmara Municipal: www.camaradefatimadosul.ms.gov.br/historia/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário