terça-feira, 4 de junho de 2013

Cardiologista da Clínica Bem Estar de Fátima do Sul dá dicas para prevenir o “infarto”

Devido aos últimos acontecimentos fulminantes de“infarto” em Fátima do Sul, o cardiologista Dr. Murilo Verão, da Clínica Bem Estar de Fátima do Sul, passou ao Fátima News alguns cuidados que podem prevenir e cuidar mais do seu coração.
Cuide bem do seu coração
1 - Siga uma dieta equilibrada - Alimentar-se bem não significa comer muito. É importante que a alimentação contemple frutas, verduras, legumes e carboidratos. Isso reflete no colesterol. Não só quem tem histórico de doenças cardiovasculares na família precisa cuidar da saúde. Uma dieta balanceada auxilia o organismo a equilibrar proteínas e nutrientes. Frituras e carne vermelha devem ser evitadas. O consumo de peixes e de carne de porco é indicado.
2 - Vá ao médico regularmente - Não é só quem tem histórico de doenças cardiovasculares na família que precisa buscar orientação médica. Com exames de rotina é possível analisar os níveis de açúcar e colesterol no organismo.
3 - Fique de olho na sua faixa etária - Apesar de o infarto aparecer em muitas pessoas mais jovens, entre 18 e 40 anos, os idosos ainda são o grupo de maior risco da doença. Geralmente, eles já desenvolveram hipertensão ou diabetes ao longo dos anos, o que dificulta os tratamentos, pois podem essas doenças acarretar lesões nos rins e no coração.
4 - Evite o tabagismo - Esse talvez seja o ponto mais importante. Não adianta fazer o check-up, dieta e exercício e continuar fumando. As substâncias do cigarro destroem o endotélio (camada de proteção das veias) e oxidam as artérias, deixando-as suscetíveis ao contato da gordura do organismo, o que ocasiona a formação de depósito de gordura em locais inadequados.
5 - Atenção com diabéticos e hipertensos - O mais indicado aqui é seguir dietas e tratamentos indicados de acordo com cada patologia. Mas, nesses casos, controlar o peso e o consumo de alimentos gordurosos é o melhor a fazer.
6 - Pratique exercícios - O que tem se notado é que a parcela mais jovem que apresenta níveis altos de colesterol também é sedentária. A prática de atividade física contribui para evitar infartos e diversas outras doenças, tais como hipertensão, diabetes e o sobrepeso.
7 - Consuma gordura saudável - 20% da nossa dieta diária deve ser composta por gorduras, segundo o cardiologista. As saudáveis podem ser encontradas no azeite, no chocolate meio amargo, na castanha-do-pará e também no abacate. São as chamadas gorduras polinsaturadas, de origem vegetal.
8 - Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas - Apesar de não ter uma ligação direta com os infartos, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, prejudica muito a saúde. Estudos epidemiológicos afirmam que substâncias como o vinho, em pequenas doses, podem ajudar o sistema cardiológico do corpo, uma das explicações está no fato de a bebida funcionar como antioxidante no organismo, produzindo efeitos positivos como a redução do risco de derrames cerebrais.
9 - Alerte seu médico sobre os casos de infarto na família - É importante fazer um acompanhamento mais aprofundado, pois a chance de desenvolver a doença é muito maior.
10 - Abuse da diversão e do entretenimento - Saber administrar o stress emocional é extremamente necessário. Pessoas muito aceleradas e que trabalham demais estão suscetíveis aos infartos. Divirta-se, pois atividades prazerosas liberam a endorfina e equilibram o organismo.

Fonte: Fatima News

Nenhum comentário:

Postar um comentário