segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prefeitura começa modernizar escolas


DOURADOS - A Prefeitura de Dourados está implantando mais um serviço de utilidade pública, desta vez para a área de Educação. A partir do ano que vem os pais de estudantes da Rede Municipal de Ensino poderão contar com o “Portal do Aluno”, um sistema de gestão escolar denominado E-Cidade – programa do governo federal realizado em parceria com prefeituras.

Implantado por determinação do prefeito Murilo Zauith, o programa vai modernizar a gestão pedagógica das escolas municipais. Através do Portal do Aluno, os pais poderão ter acesso ao boletim de notas, frequência escolar do filho, bem como gráficos e estatísticas. Os pais que não têm computador em casa com internet poderão solicitar o serviço nas escolas. Eles vão receber uma senha para acessar o sistema.
Como o serviço está sendo implantado agora, nesta primeira etapa os pais terão acesso apenas às informações do último bimestre. Em 2012, o serviço vai incluir as informações do currículo escolar do ano inteiro. O novo sistema contará também com o “Portal do Professor”, que vai informatizar todo o trabalho dos educadores.
Para o secretário municipal de Educação, Walteir Betoni, o novo sistema é uma ferramenta muito importante e mais um avanço para a área educacional de Dourados. “Além de facilitar para os pais que poderão ter maior controle sobre a vida escolar dos filhos, beneficia também os professores e própria a Secretaria, que terá uma ferramenta importante para facilitar o trabalho do dia-a-dia”, acrescentou.
TREINAMENTO
Para dar início à implantação do sistema, a prefeitura contratou, através de licitação, os serviços especializados da empresa VS Tecnologia. Nesta semana a empresa ministrou a primeira etapa de treinamentos. Participaram 40 secretárias das escolas municipais que vão trabalhar no sistema. O curso foi realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal com 40 horas de treinamento. As próximas etapas dos treinamentos prosseguem logo após os feriados da semana que vem.
De acordo com o diretor da empresa, Eric Galassi, responsável pela implantação do sistema, a nova tecnologia trará inúmeras vantagens em relação à administração educacional. Com a integração de todas as escolas, a Secretaria Municipal de Educação terá acesso a inúmeras informações em tempo real, podendo aprimorar o planejamento e as ações administrativas.
O sistema também contará com a informatização das bibliotecas, controle da merenda escolar, entre outros serviços. O “E-Cidade” é apoiado pelo Ministério do Planejamento do governo federal, possui plataforma de código aberto (software livre) e já existem mais de mil escolas espalhadas no Brasil que utilizam este produto.
Eric Galassi observa que o software é de propriedade da Prefeitura de Dourados, que poderá utilizá-lo o tempo que achar necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário